Home
A Empresa
Histórico
Responsabilidade Social
Balanço Social
Prêmios
Nossa Frota
Projetos
Eventos
Segurança do Trabalho
Meio Ambiente
Horários
Mapas / Itinerários
Sites Úteis
Fale Conosco


 
 

Histórico Imprimir E-mail
HISTORICO
        

          Tudo começou na madrugada de dezoito de março de 1990, quando foi criada a Restinga Transportes Coletivos Ltda., uma empresa nova, com sede no bairro Restinga, na cidade de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul. Com a maioria de seus colaboradores residentes do próprio bairro. O primeiro ônibus da Empresa partiu do terminal às 04h30min e desde então, foi dedicado todo o respeito à comunidade, dando a ela certeza de que durante as 24 horas do dia a Tinga estaria a sua disposição, buscando oferecer um transporte cada vez melhor.

          A Tinga foi criada através de um consórcio organizado pela Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP) e Prefeitura Municipal. A estratégia envolveu combinação de interesses de duas administrações de consórcios (Rodobens e Batistella), duas concessionárias (Mercedes-Benz e Scania), um fabricante de carrocerias (Marcopolo) e as 13 Empresas permissionárias, sob coordenação ativa da ATP que se associaram na busca de uma solução para as dificuldades de deslocamento do Bairro Restinga. As atividades foram iniciadas com um grupo de 12 ônibus articulados e 38 ônibus convencionais, sendo eles apresentados do dia 21 de março.

          Na época, a administração da Restinga era feita pelo Sr. Renato Petry (Gerente Executivo), Sr. João Carlos Picolli (Gerente Administrativo Financeiro) e o Sr. Raul de Souza Chula (Gerente de Manutenção).

          Baseada em orientação da Secretaria Municipal dos Transportes que dividiu a cidade em três zonas (norte, sul e sudeste-leste), em 1996 a Restinga e mais quatro empresas de transporte coletivo da zona sul da capital (Expresso Cambará, Transportes Coletivos Trevo, Viação Belém Novo e Viação Teresópolis Cavalhada) uniram-se formando o Consórcio STS (Sistema Transportador Sul).

          Hoje, com 17 anos, a Tinga – que é a empresa mais jovem do consórcio – conta com uma frota de 63 ônibus, sendo 10 articulados, com uma idade média de 4 anos e 10 meses. A Empresa transporta, em média, 32 mil passageiros por dia. Possui 28 linhas, incluindo as linhas alimentadoras que circulam somente dentro do bairro.

          A empresa conta com 320 colaboradores que, assim como no início das suas atividades, residem no bairro. Mais do que nunca a Empresa está cada vez mais voltada para a responsabilidade social e pela busca da qualidade.




   
-----
NX system
www.ondaweb.com.br